Em relação à tabela em vigor até dezembro, total de imposto
retido no contracheque será menor em 2014
O governo reajustou em 4,5% as faixas de salário da tabela
com as alíquotas do Imposto de Renda retido na fonte.
Com a nova divisão, os trabalhadores terão uma redução no
desconto mensal entre R$ 6,93 e R$ 24,99 por mês, na comparação com a tabela em
vigor até dezembro de 2013. Ou seja, até o final de 2014, o trabalhador terá economizado
entre R$ 90,90 e R$ 382,77 com os descontos do Leão, considerando também o 13º
salário.
A faixa de isenção dos trabalhadores que não precisam pagar
o imposto subiu de R$ 1.710,78 para R$ 1.787,77. Ou seja, os trabalhadores que
recebem até este valor e pagaram IR no ano passado estarão isentos a partir
deste mês.
O valor de dedução por dependente também aumentou em 4,5%,
subindo de R$ 171,97 para R$ 179,71. As alíquotas do Imposto de Renda retido na
fonte permaneceram as mesmas dos anos anteriores: 7,5%, 15%, 22,5% e 27,5%.
O limite de isenção do IR é um ponto de tensão entre governo
e sindicalistas, que querem um valor maior.
Segundo estudo do Sindifisco (Sindicato Nacional dos
Auditores Fiscais da Receita Federal), entre 1996 e 2013, o limite de isenção
do Imposto de Renda foi aumentado em 90,08%.
No mesmo período, a inflação oficial do governo, o IPCA
(Índice de Preços ao Consumidor Amplo), aumentou em 189,54%. Se fosse mantida a
paridade com a inflação, o limite de isenção do Imposto de Renda teria de ser
de R$ 2.723,13 — cerca de R$ 935 a mais do que o atual, favorecendo mais
trabalhadores.
Em abril do ano passado, o Dieese (Departamento
Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) publicou uma cartilha
com o título “Dez Ideias para uma Tributação mais Justa”, propondo uma revisão
no sistema tributário brasileiro. Em
relação ao trabalhador, a cartilha sugere que a tributação do Leão incida de
forma equivalente sobre a renda do empregado.
“Se eu ganho R$ 1,7 mil não pago imposto, mas se tiver um
reajuste e for para R$ 2 mil vou pagar 7,5% de IR. O ideal é que a tabela
acompanhe esses reajustes para que os salários menores não sejam onerados”,
disse Clemente Ganz Lúcio, diretor do Dieese.
Cálculo para saber qual vai ser o desconto do Imposto de
Renda na fonte em 2014, o trabalhador precisa fazer quatro contas simples.
Sobre o valor do salário bruto, deve-se descontar os 11% do
recolhimento do INSS e o valor do desconto por dependente (pode ser filho, pai,
mãe ou mulher). O resultado é a base de cálculo do IR e sobre ele deve ser
aplicada a alíquota, de acordo com a faixa salarial.
Em seguida, o trabalhador deve descontar a parcela a deduzir
do IR. Por exemplo, se a alíquota é de 7,5%, a dedução é de R$ 134,08. O resultado final é o valor que será
descontado no contracheque todo mês.
Fonte:
http://diariosp.com.br/noticia/detalhe/62617/Trabalhador+vai+pagar+menos+IR

Nenhum comentário:
Postar um comentário