Com a alteração da Lei 13.137/2015 de 19 /06/2015, as
atividades que estejam no ROL das atividades obrigadas a retenção
(PIS/COFINS/CSLL) e fature acima de R$ 215,05, deverão aplicar a alíquota de
4,65% de retenção dos referidos tributos.
Lei nº 13.137/2015 - Reduz o limite para dispensa da
retenção na fonte das contribuições sociais sobre prestação de serviços
A Lei nº 13.137/2015, resultante do projeto de lei de
conversão da Medida Provisória 668/2015, foi publicada em edição extra do
Diário Oficial do dia 22/06/2015.
Dentre vários assuntos - Altera os artigos 31 e 35 da Lei nº
10.833/2003, para reduzir o limite legal de dispensa da retenção na fonte das
contribuições sociais (CSLL, PIS e Cofins, conhecidas pela sigla CSRF no âmbito
da Receita Federal do Brasil), incidente sobre os pagamentos efetuados pelas
pessoas jurídicas a outras pessoas jurídicas de direito privado, pela prestação
de serviços de que trata o artigo 30 do mesmo diploma.
Este artigo 30 estabelece que "Os pagamentos efetuados
pelas pessoas jurídicas a outras pessoas jurídicas de direito privado, pela
prestação de serviços de limpeza, conservação, manutenção, segurança,
vigilância, transporte de valores e locação de mão-de-obra, pela prestação de
serviços de assessoria creditícia, mercadológica, gestão de crédito, seleção e
riscos, administração de contas a pagar e a receber, bem como pela remuneração
de serviços profissionais, estão sujeitos a retenção na fonte da Contribuição
Social sobre o Lucro Líquido - CSLL, da COFINS e da contribuição para o
PIS/PASEP."
Além disso, é importante transcrever os §§ 1º, 2º e 3º, os
quais dispõem, respectivamente, sobre as pessoas obrigadas à retenção, as
desobrigadas (as optantes pelo Simples Nacional) e a coexistência da obrigação
quanto à retenção do imposto de renda na fonte pelas pessoas jurídicas:
"§ 1º O disposto neste artigo aplica-se inclusive aos
pagamentos efetuados por:
I - associações, inclusive entidades sindicais, federações,
confederações, centrais sindicais e serviços sociais autônomos;
II - sociedades simples, inclusive sociedades cooperativas;
III - fundações de direito privado; ou
IV - condomínios edilícios.
§ 2º Não estão obrigadas a efetuar a retenção a que se
refere o caput as pessoas jurídicas optantes pelo SIMPLES.
§ 3º As retenções de que trata o caput serão efetuadas sem
prejuízo da retenção do imposto de renda na fonte das pessoas jurídicas
sujeitas a alíquotas específicas previstas na legislação do imposto de
renda."
Estas alterações entraram em vigor na data da publicação da
Lei nº 13.137/2015, ou seja, desde o dia 22/06/2015. A partir desta data, a
retenção fica dispensada quando o seu valor for igual ou inferior a R$ 10,00,
exceto na hipótese de DARF eletrônico efetuado por meio do SIAFI.
Lembramos que, pelo regime anterior, válido até o dia
21/06/2015, a dispensa ocorria apenas para os pagamentos de valor igual ou
inferior a R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Com as alterações, foi revogado o §
4º do art. 31 da Lei nº 10.833/2003; ou seja, não existe mais a regra pela qual
era obrigatória a soma de todos os valores pagos no mês, para efeito de cálculo
do limite de retenção, na hipótese de ocorrer mais de um pagamento no mesmo mês
à mesma pessoa jurídica, compensando-se o valor retido anteriormente.
O prazo para recolhimento das contribuições sociais retidas
durante o mês também foi alterado, mediante nova redação conferida ao art. 35
da Lei nº 10.833/2003. Conforme a antiga redação, os valores retidos deveriam
ser recolhidos pelas tomadores "até o último dia útil da quinzena
subseqüente àquela quinzena em que tiver ocorrido o pagamento à pessoa jurídica
fornecedora dos bens ou prestadora do serviço". Pela nova redação, o prazo
passa a ser "até o último dia útil do segundo decêndio do mês subsequente
àquele mês em que tiver ocorrido o pagamento à pessoa jurídica prestadora do
serviço
FONTE FENACON
Nenhum comentário:
Postar um comentário